Atividades locais no Algarve

GUIA DOS MERCADOS DO ALGARVE


Visitar os mercados no Algarve dá-lhe aquela sensação de estar entre os habitantes locais e descobrir os seus produtos que são diferentes dos de “casa”. Especialmente os produtos locais, como o mel, as azeitonas, as laranjas, o pão de figo e os abacates, são uma dessas iguarias típicas. Muitas vezes, a mercadoria ainda é fabricada de forma tradicional.

Os ciganos, que aqui vivem em grande número, também sabem vender todo o tipo de bugigangas e vestuário por uma fração do preço a que estamos habituados.

O mercado de Algoz, em particular, é um mercado muito grande e atrai toda a região. É aqui que se juntam o mercado dos agricultores, o mercado das flores e o mercado dos ciganos. De longe em longe, os agricultores continuam a vir aqui para comprar as suas galinhas e beber uma cerveja com os amigos nas bancas de comida.

Mercados do Algarve: por Cidade e Região

Algarve Leste

Monte Gordo: 4º sábado do mês a partir das 10h.

Olhão: Realiza-se todos os dias com um mercado maior (incluindo um mercado cigano) aos sábados de manhã.

Tavira:  3º sábado do mês (9h00 – 13h00)

Vila Real de Santo António: 2º sábado do mês a partir das 10h00 e todos os 3ºs domingos do mês (8h00 – 13h00)

Vila Nova de Cacela: 3º domingo do mês

Algarve Central

Algoz: Mercado tradicional e dos ciganos: 2ª segunda-feira do mês das 8h às 13h

Albufeira: 1ª e 3ª terça-feira do mês (9h – 14h)

Alte: 3ª quinta-feira do mês (8h – 14h)

Armação de Pêra: segunda-feira a sábado (7h-13h)

Carvoeiro: segunda-feira a sábado (8h30 – 14h)

Faro: 2º domingo do mês (8h00 – 16h00)

Sao Bras de Aportel: feira da ladra 3º domingo do mês (8h – 14h)

Lagoa: 2º domingo (8h-13h)

Ferragudo: 2º domingo (8h – 14h)

Loulé: Mercado tradicional e dos ciganos todos os sábados do mês

Quarteira: Mercado cigano todas as quartas-feiras (8h – 15h)

Silves: 3ª segunda-feira de cada mês (8h-13h)

Algarve Oeste

Aljezur: 3ª segunda-feira de cada mês (8h-14h)

Alvor: 2ª terça-feira do mês (9h – 14h)

Lagos: Mercado tradicional todos os sábados (8h00 – 14h00) com um mercado mais geral no primeiro sábado do mês. Os mercados também se realizam no primeiro domingo do mês. Há também um mercado tradicional na marina, às quartas-feiras à tarde, chamado Viv’o Mercado.

Monchique: 2ª sexta-feira de cada mês (8h-14h)

Portimão: 1ª segunda-feira de cada mês (8h-14h) & 1º e 3 º domingo do mês.

Sagres: 1ª sexta-feira de cada mês (8h-14h)

O Que Comprar nos Mercados

Peixe & Marisco

O peixe e o marisco são uma grande parte da dieta portuguesa, e a maioria dos mercados tem uma excelente seleção de peixe – melhor do que aquilo a que muitos visitantes estão habituados. Olhão é a casa do melhor mercado de peixe do Algarve, mas muitos outros, como o de Portimão, não ficam muito atrás.

 Frutas & Legumes

Quase todos os mercados têm uma excelente seleção de frutas e legumes, a maioria dos quais cultivados localmente ou, pelo menos, em Portugal. Há também uma grande variedade de feijões secos, frutos secos e fruta para levar para casa, se quiser. Especialmente a broa de figo com amêndoa e alfaroba é excelente.

Procure a batata-doce de Aljezur, que é famosa no Algarve. Também encontrará alguns frutos sazonais interessantes como os dióspiros (o dióspiro Hachiya), que é absolutamente delicioso e sabe a mel.

Roupas, lençóis e roupa interior e muito mais

Há têxteis em Portugal. Há também uma série de bancas de calçado com sapatos desportivos que se assemelham às marcas mais conhecidas. No entanto, há também uma série de vendedores que oferecem belos sapatos e cintos feitos à mão. E por último, mas não menos importante, a cortiça, a pele natural nacional, utilizada nas mais belas malas e acessórios.

Uma visita a um mercado tornará as suas férias no Algarve completas e, se ainda estiver à procura de lembranças para oferecer a amigos e familiares, poderá encontrar aqui os presentes mais originais a um preço atrativo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *