Destinos no Algarve

VINHOS PRESTIGIADOS DE PORTUGAL


Quando se pensa em Portugal, geralmente se pensa em vinho do Porto doce em vez de vinho. No entanto, Portugal não pode ser subestimado quando se trata de vinhos fantásticos que estão cada vez mais a ganhar prêmios em competições internacionais de vinho, e os vinhos do Algarve muitas vezes fazem parte dessa lista. 

Antigos tocos de vinhas 

Foram encontradas escavações que mostram que o vinho já era produzido em abundância no Algarve na época romana. Isso não é por acaso, uma vez que o solo e o clima ensolarado são perfeitamente adequados para a colheita de uvas encorpadas e saborosas. A década de 1980 viu o surgimento do turismo, o que levou muitas vinícolas a serem substituídas pela construção de campos de golfe, resorts e pomares de citrinos. As vinhas restantes foram negligenciadas, muitas vezes porque os descendentes foram trabalhar na indústria do turismo. Na região de Lagoa, por exemplo, ainda se  vê terrenos à esquerda e à direita com velhos tocos de vinhas, cujas plantas nodosas brotam na primavera.  

Novos empreendedores 

Felizmente, muitas dessas antigas vinhas estão sendo salvas da ruína. Investidores redescobriram a região e têm os meios para empregar técnicas modernas para levar o sabor das uvas a um nível ainda mais elevado. Oenólogos renomados também são atraídos para criar os sabores de vinho mais refinados.  

Um exemplo de investidor desse tipo é o famoso cantor Cliff Richard, que revitalizou uma grande vinha em Guia. O nome da adega é ‘Adega do Cantor’. Nos últimos 15 anos, muitas vinhas foram adicionadas e um grande número foi restaurado.  

Cada vez mais apreciadores de vinho escolhem Portugal como destino para provar vinhos feitos a partir de variedades de uvas indígenas especiais.  

Alto estatuto  

No Algarve, existem agora quatro sub-regiões com status DOP. Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. O vinho com este status deve cumprir a uma série de requisitos rigorosos de qualidade, incluindo as variedades de uva permitidas, cultivo, colheita e envelhecimento. Na maioria das vezes, são produzidos vinhos tintos, mas os vinhos brancos também estão em ascensão e sem dúvida valem a pena experimentar. 

Caminhar pelas vinhas  

As adegas mais orgulhosas têm o gosto de apresentar esses vinhos crescentes e convidem pessoas para suas propriedades. Uma visita a uma vinha é uma maneira agradável e significativa de passar um dia de férias. Também é uma forma agradável de entrar em contato com a cultura portuguesa. A partir do final de julho, as primeiras uvas são colhidas, e até setembro, é um bom período para ver como isso isto acontece. 

Visite os websites das seguintes adegas para descobrir os eventos que oferecem: 

Silves: Morgado do Quintao , Cabrita wines ou Quinta de Outeiro    

Odelouca: Quinta do Frances 

Estombar: Quinta dos Vales  

Guia: Adega do Cantor 

Loulé: Quinta da Tor 

Também são oferecidas excursões organizadas de vinho através do https://www.viator.com ou https://www.algarvewinetours.com.pt/the-tours/. Em algumas excursões, também há opportunidade de visitar uma cidade bonita ou reserva natural próxima. 

Prateleiras cheias de garrafas com rolhas  

Se não tiver a possibilidade de visitar uma adega, pode ir a uma loja de bebidas ou em um dos supermercados portugueses. Eles têm uma grande parte de sua loja decorada com marcas de todo o país e frequentemente uma seção especial para vinhos do Algarve. Um toque agradável é que os vinhos de qualidade são frequentemente muito acessíveis. As garrafas ainda têm uma tampa de cortiça, pois esta também é um produto nacional. É um material durável e descobri-lo ainda dá o nostálgico som de ‘plop’ ao abrir. 

Em conclusão, ainda mais um motivo para disfrutar as suas férias no ensolarado Algarve e desfrutar de toda a beleza que este pedaço do sul da Europa tem para oferecer com um bom copo de vinho. 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *