Algarve como destino

O QUE FAZ O ALGARVE TÃO POPULAR?


O Algarve tem sido um destino de férias e residencial popular desde há anos. Durante e após a pandemia do Coronavírus, esta popularidade só aumentou. Os principais jornais internacionais e boletins noticiosos elogiam Portugal como a melhor opção para construir uma nova vida. O que é que faz com que o Algarve tenha este efeito magnético sobre nós?

Qualidade de vida

A pandemia global fez com que a vida pública ficasse completamente parada durante algum tempo. Levou muitas pessoas a reflectir sobre o que realmente importa na vida. Será que o meu trabalho ainda me serve? Como está o equilíbrio entre a minha vida profissional e pessoal? Sinto-me seguro no sítio onde vivo? Não gostaria de me mudar para uma casa com jardim para estar mais tempo ao ar livre? Qual seria o melhor sítio para os meus filhos crescerem?

São muitas as perguntas que levam cada vez mais pessoas a pensar em mudar-se para o estrangeiro. Isto porque muitos dos desejos são mais fáceis de realizar em alguns países. Como trabalhar a partir de casa se tornou mais a regra do que a excepção na pandemia, o trabalho independente da localização tornou-se uma das possibilidades. Neste sentido, Portugal, e o Algarve em particular, é uma escolha de para aumentar o prazer de viver.

Apanhar sol no inverno

Em primeiro lugar, o Algarve tem um clima ameno, com verões quentes e invernos suaves. O sol tem sempre uma influência positiva no nosso humor. O número de horas de sol é extremamente elevado e, mesmo nos meses de Inverno, o sol tem força suficiente para passar algumas horas a apanhar sol num local abrigado.

O clima ameno também nos leva a sair mais vezes para passear, praticar desporto ou jardinagem. O relaxamento ao ar livre está a tornar-se cada vez mais importante como contrapartida de uma existência agitada. O Algarve é relativamente pouco povoado e a natureza e a praia são de fácil acesso.

Passear pelas ruas à noite

Em 2022, Portugal manteve-se como um dos países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index (GPI), um relatório sobre 163 países elaborado pelo Institute for Economics and Peace (IEP).

Como é reconfortante andar à noite sem ter de estar constantemente a olhar por cima do ombro. Não ter medo da violência armada nas escolas. Ou ter de ouvir todos os dias a notícia de um novo crime violento. Esta é uma das razões pelas quais cada vez mais americanos estão a encontrar em Portugal um porto seguro.

Portugal distingue-se também pelo seu sistema político pacífico. Ameaças de grupos extremistas ou terroristas, nacionais ou internacionais, são simplesmente desconhecidas.

Simpatia e hospitalidade

O carácter das pessoas é também algo que temos em conta na nossa decisão de nos mudarmos para o estrangeiro. Os portugueses são vistos como calmos, moderados, modestos e simpáticos. Nas ruas, as pessoas cumprimentam-se e os habitantes locais gostam de aproveitar o tempo para conversar. Aqui, é importante aprender a língua para poder falar com eles. 

A propósito, as gerações mais jovens falam bem inglês. Nas zonas mais turísticas, mas também nos sítios portugueses da Internet, vê-se que cada vez mais informações são dadas em inglês. Devido ao número crescente de habitantes do norte e centro da Europa e da América, o Algarve está a tornar-se cada vez mais uma mistura de diferentes nacionalidades. As pessoas encontram-se através de grupos do Facebook ou de outros canais das redes sociais. Até mesmo cursos e desportos já são ensinados em inglês.

Ar puro

No Algarve, não existem grandes fábricas que emitam poluição. A percentagem de partículas no ar é muito baixa. O vento do oceano também sopra ar fresco e limpo sobre o país. Não há engarrafamentos de trânsito. A única estrada que pode ser bastante movimentada na época turística é a N125, a estrada provincial que vai de leste a oeste do Algarve.

Mesmo que fique numa cidade ou numa zona turística movimentada, a natureza livre está sempre por perto. Mesmo entre as várias estâncias balneares, ainda existe muita natureza intocada. O governo está empenhado em preservar as áreas naturais protegidas.

As praias são de todos

Também é bom saber que todas as praias, pelas quais o Algarve é tão famoso, são públicas. Mesmo as dos resorts mais exclusivos.

Não vai encontrar um pedaço de praia onde não possa colocar a sua toalha de praia porque supostamente está alugado por um hotel de luxo. No entanto, nas zonas onde as camas de praia são alugadas, é proibido colocar o seu próprio guarda-sol. É claro que todos queremos desfrutar de uma bela vista.

Algarve à prova

Se está a pensar em viver no Algarve, é certamente aconselhável ir primeiro de férias algumas vezes para conhecer as diferentes regiões. Através do nosso portal www.portucasa.com encontrará certamente um alojamento ao seu gosto. Se quiser ver uma casa durante as suas férias, pode ser acompanhado pelos agentes imobiliários da Divine Home www.divine-home.eu. Quem sabe, as suas férias podem tomar um rumo completamente diferente.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *